Um estudo sobre os Fenômenos Afetivos e Cognitivos em Interfaces para Softwares Educativos

Autores

  • Magalí Teresinha Longhi UFRGS
  • Eliseo Reategui UFRGS
  • Magda Bercht UFRGS
  • Patrícia Alejandra Behar UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.14274

Palavras-chave:

afetividade, fenômenos afetivos, cognição, aprendizagem, computação afetiva

Resumo

Descobertas da Neurociência indicam que razão e emoção ou cognição e afetividade são
elementos indissociáveis. São vários aspectos que devem ser considerados para sistematizar os
conceitos de fenômenos afetivos, cada qual apoiado em teorias das mais diversas áreas do
conhecimento. Este trabalho faz uma revisão histórica e teórica sobre a importância da afetividade na
subjetividade humana, evidenciando sua influência na construção de conhecimento quando da
utilização de interfaces em sistemas informáticos para a aprendizagem. Também apresenta o estadoda-
arte da aplicação dos modelos afetivos em ambientes inteligentes de aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2007-07-06

Como Citar

LONGHI, M. T.; REATEGUI, E.; BERCHT, M.; BEHAR, P. A. Um estudo sobre os Fenômenos Afetivos e Cognitivos em Interfaces para Softwares Educativos. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 5, n. 1, 2007. DOI: 10.22456/1679-1916.14274. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/14274. Acesso em: 28 mar. 2024.