A constituição de sujeitos em redes de conversações

Autores

  • Elenice Soares UFRGS
  • Willian Mella Girotto UFRGS
  • Mára Lúcia Fernandes Carneiro UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.13559

Palavras-chave:

, redes de conversação, educação a distância, ambientes virtuais de aprendizagem

Resumo

O presente artigo apresenta os primeiros indicativos para uma proposta de metodologia de análise de redes de conversação. A pesquisa envolve a observação das interações e interlocuções que ocorrem em fóruns de discussão de cursos realizados a distância, com o apoio de um ambiente virtual de aprendizagem, buscando identificar inicialmente quais as características ou temas que apontam para a constituição de redes de conversação, a partir do conceito de conversa proposto por Humberto Maturana. A pesquisa pretende, a partir de seus resultados, indicar algumas orientações de atividades e procedimentos a serem adotados em cursos de formação de tutores e professores online.

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Publicado

2009-12-21

Como Citar

SOARES, E.; GIROTTO, W. M.; CARNEIRO, M. L. F. A constituição de sujeitos em redes de conversações. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 7, n. 3, p. 125–134, 2009. DOI: 10.22456/1679-1916.13559. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/13559. Acesso em: 29 mar. 2024.