A aplicação experimental do micro learning na educação profissional e tecnológica
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.121371Palavras-chave:
Micro Learning, torno, usinagem, educaçãoResumo
O presente artigo relata a aplicação do método Micro Learning (ML) na Educação Profissional e Tecnológica. Foi elaborado com base em um Estudo de Caso, realizado na Escola Municipal de Aprendizagem Industrial de Santa Maria. O ML é um método inovador, os dados coletados serviram de base para um mapeamento sobre o processo, o qual norteou todo o trabalho. O ML iniciou por meio de uma Avaliação Diagnóstica, a qual direcionou o planejamento e aplicação do ML.Por meio da proposta de ML, pretende-se auxiliar na comprovação de que o ML pode ser utilizado para novos ensinos, e que o tempo de duração pode melhorar a retenção do ensino e a atenção dos discentes. A pandemia trouxe limitações, e também a possibilidade de verificar o ensino e a importância de materiais didáticos bem confeccionados, alertando para o excesso ou falta de informações. Este estudo procura ainda, elencar algumas habilidades cognitivas desenvolvidas por meio do ML. Por fim, os dados apontados podem auxiliar no planejamento e aperfeiçoamento do método, aumentando sua utilização em nosso País.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2021-12-28
Como Citar
GABRIEL MENDONÇA DE OLIVEIRA, J.; LEONARDO MONTEIRO DA ROSA, M.; FREITAS DA SILVA, M.; MARIA ARAÚJO SANTOS, L. A aplicação experimental do micro learning na educação profissional e tecnológica. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 19, n. 2, p. 476–485, 2021. DOI: 10.22456/1679-1916.121371. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/121371. Acesso em: 29 mar. 2024.
Edição
Seção
TIC e seus efeitos na configuração das ecologias cognitivas
Licença
Os autores dos artigos publicados na RENOTE retém os direitos autorais de suas obras e autorizam o CINTED/UFRGS a publicá-las de acordo com os termos da licença Creative Commons Attribution-NonComercial 4.0 International Public License (CC BY-NC-SA 4.0). Dessa forma, fica permitido aos autores ou a terceiros a reprodução ou distribuição, em parte ou no todo, de material extraído dessas obras, de forma verbatim, adaptada ou remixada, bem como a criação ou produção a partir do conteúdo dessas obras, para fins não comerciais, desde que sejam atribuídos os devidos créditos às criações originais. Cópias das obras não devem ser utilizadas de nenhum modo que implique o endosso da UFRGS. Sendo assim, os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).