Matemática-em-uso na construção de objetos em movimento

Autores

  • Kellen Cardoso Barchinski PPGEMAT/IME/UFRGS
  • Márcia Rodrigues Notare PPGEMAT/IME/UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.121212

Palavras-chave:

tecnologias digitais, cultura maker, geometria dinâmica, objetos articulados

Resumo

Esse artigo apresenta um estudo sobre o desenvolvimento do pensamento matemático em processo de construções de objetos em movimento. Para conduzir a pesquisa, foi elaborada uma oficina que aborda o estudo e a construção de objetos em movimento realizada com alunos do nono ano do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal de Canoas, Rio Grande do Sul. A oficina propõe o uso do software GeoGebra para as construções virtuais e a utilização de material reciclável para as construções físicas dos mesmos objetos. O trabalho está ancorado nos estudos de Papert e inspira-se nas ideias propostas pela Cultura Maker e pelas metodologias ativas. Os resultados da pesquisa revelam que os estudantes desenvolveram diversos conhecimentos-matemáticos-em-uso, impulsionados pela motivação em construir instrumentos conhecidos das suas realidades, imersos em um ambiente de “faça o que é possível com as ferramentas que você tem”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-12-28

Como Citar

CARDOSO BARCHINSKI, K.; RODRIGUES NOTARE, M. Matemática-em-uso na construção de objetos em movimento. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 19, n. 2, p. 234–243, 2021. DOI: 10.22456/1679-1916.121212. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/121212. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Projeto e desenvolvimento de objetos educacionais