PARA ALÉM DA COMPUTAÇÃO ESTATÍSTICA: O USO DO AMBIENTE R PARA O ENSINO DE MÉTODOS NUMÉRICOS

Autores

  • Elisa Henning DMAT/UDESC
  • Marcelo Savio Ramos UDESC
  • Rogério de Aguiar DMAT /UDESC
  • Ivanete Zuchi Siple DMAT/UDESC
  • Luciane Mulazani dos Santos DMAT /UDESC

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.67348

Palavras-chave:

Ambiente R, Zeros de Funções, Ensino de Métodos Numéricos

Resumo

Este trabalho tem por objetivo mostrar algumas potencialidades do GNU R para o ensino de Métodos Numéricos, nomeadamente Zeros de Funções. A partir de uma pesquisa exploratória foram investigadas funções e pacotes existentes no R, que poderiam auxiliar nos processos de ensino e aprendizagem destes métodos. Foram também desenvolvidas rotinas com a finalidade de avaliar a complexidade de construção e operacionalização das mesmas, sob a ótica de um aluno de graduação. Os resultados alcançados mostram que o R se constitui em uma alternativa viável de ferramenta computacional para o ensino de métodos numéricos. Como pontos positivos a destacar estão a sua flexibilidade como ambiente computacional, sendo multiplataforma, e a possibilidade de utilização em recursos digitais móveis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-07-26

Como Citar

HENNING, E.; SAVIO RAMOS, M.; DE AGUIAR, R.; ZUCHI SIPLE, I.; MULAZANI DOS SANTOS, L. PARA ALÉM DA COMPUTAÇÃO ESTATÍSTICA: O USO DO AMBIENTE R PARA O ENSINO DE MÉTODOS NUMÉRICOS. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 14, n. 1, 2016. DOI: 10.22456/1679-1916.67348. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/67348. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Ambientes virtuais de aprendizagem