A APROPRIAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO DE COMUNICAÇÃO EM AMBIENTE DE EAD MEDIADO POR COMPUTADOR: uma experiência no PROINESP com PNEEs com limitação visual

Autores

  • Eliane Lourdes da Silva Moro UFRGS
  • Lizandra Brasil Estabel UFRGS
  • Lucila Maria Costi Santarosa UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.14007

Palavras-chave:

Leitura, Inclusão Social e Digital, Tecnologias de Informação e de Comunicação, Pessoas com Necessidades Especiais com Limitação Visual

Resumo

O artigo apresenta o processo da leitura no âmbito da família extensivo à escola e à biblioteca, incentivando-a de forma prazerosa e lúdica, formando um leitor com habilidade para a crítica e para a reflexão e recuperando o clima afetivo que a
leitura propicia. Aborda as TICs em uma perspectiva de acesso e de uso, através da interação, do compartilhamento e da cooperação entre as pessoas, possibilitando a inclusão social e digital. Apresenta o acesso à informação através das tecnologias e do sistema Braille utilizado pelas Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais (PNEEs) com limitação visual. Relata a experiência vivenciada na realização do
PROINESP através do Curso de Formação em Serviço de Professores em Informática na Educação Especial, na modalidade de Educação a Distância mediada por computador, tendo como sujeitos professores com limitação visual, utilizando as ferramentas tecnológicas, através das narrativas e memórias afetivas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliane Lourdes da Silva Moro, UFRGS

Professora do Curso de Biblioteconomia da FABICO/UFRGS, Especialista em Informática na Educação – PGIE/UFRGS, Aluna do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRGS – PPGEdu/UFRGS, Coordenadora do Núcleo da Hora do Conto do DCI/FABICO/UFRGS e Membro do Nucleo de Informática na Educação Especial (NIEE/UFRGS).

Lizandra Brasil Estabel, UFRGS

Formadora do PROINESP 2005. Aluna do Doutorado de Informática na Educação – PGIE/UFRGS, Bibliotecária do Colégio Mãe de Deus e do Instituto Santa Luzia. Membro do Núcleo da Hora do Conto do DCI/FABICO/UFRGS e do Nucleo de Informática na Educação Especial (NIEE/UFRGS).

Lucila Maria Costi Santarosa, UFRGS

Professora Doutora do PPGEDU e do PGIE/UFRGS, Coordenadora Nacional da RIBIE, Coordenadora de pesquisa do NIEE/UFRGS.

Downloads

Publicado

2005-11-17

Como Citar

MORO, E. L. da S.; ESTABEL, L. B.; SANTAROSA, L. M. C. A APROPRIAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO DE COMUNICAÇÃO EM AMBIENTE DE EAD MEDIADO POR COMPUTADOR: uma experiência no PROINESP com PNEEs com limitação visual. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 3, n. 2, 2005. DOI: 10.22456/1679-1916.14007. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/14007. Acesso em: 29 mar. 2024.