JOGOS EDUCATIVOS COMO OBJETOS DE APRENDIZAGEM PARA PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS

Autores

  • Raquel Ribeiro Balbino
  • Luiz Henrique Xavier Carneiro
  • Mariane Moreira de Souza
  • Melise Maria Veiga de Paula
  • Fabricia Ferreira de Souza

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.13591

Palavras-chave:

jogos educativos, objetos de aprendizagem, levantamento de requisitos, personagens virtuais, necessidades especiais.

Resumo

O uso de jogos educativos se destaca como uma ferramenta bastante útil
para o ensino/aprendizado no contexto de diversas áreas e públicos. No caso de
pessoas com necessidades especiais, isso é especialmente importante, pois além de
facilitar o aprendizado e motivar o aprendiz, contribui ainda para a inclusão digital
deste tipo de público. Este artigo apresenta todas as atividades já desenvolvidas no
processo de criação de um ambiente lúdico baseado em jogos para pessoas com
necessidades especiais, envolvendo a realização de vários experimentos como auxílio
no levantamento de requisitos para estes jogos.

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Publicado

2009-12-21

Como Citar

BALBINO, R. R.; CARNEIRO, L. H. X.; DE SOUZA, M. M.; VEIGA DE PAULA, M. M.; DE SOUZA, F. F. JOGOS EDUCATIVOS COMO OBJETOS DE APRENDIZAGEM PARA PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 7, n. 3, p. 209–220, 2009. DOI: 10.22456/1679-1916.13591. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/13591. Acesso em: 28 mar. 2024.