Um Jogo Sério para Suportar o Aprendizado do Modelo Atômico de Bohr

Autores

  • Adilson Vahldick Adilson Vahldick Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc Alto Vale)
  • Willeson Thomas da Silva Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc Alto Vale)

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.105940

Palavras-chave:

Química. Física. Jogos sérios. Modelo atômico de Bohr.

Resumo

Um dos grandes problemas no ensino de física e química nas escolas é a carência dos laboratórios para que os alunos pratiquem e concretizem aquilo que visitaram de forma abstrata nas aulas teóricas. O uso de jogos na educação oferece oportunidades significativas de aprendizagem com a esperança de aumentar o interesse dos jovens nos conteúdos educacionais. O jogo, descrito neste artigo, permite que o aluno aprenda conceitos básicos do Modelo Atômico de Bohr. É um jogo do gênero ação, em que o aluno pilota uma nave que dispara projéteis. Entre cada uma das seis fases, ocorre um diálogo com o Dr. Niels Bohr, que explica o modelo e encerra com uma tarefa. Uma turma (n=28) do primeiro ano de ensino médio de uma escola pública experimentou o jogo. Os testes estatísticos apresentaram uma melhora significativa no desempenho após a experiência com o jogo. Apesar dos alunos terem achado alguma dificuldade em vencer no jogo, eles concordaram que se sentiram satisfeitos em divertir-se aprendendo com o jogo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-07-31

Como Citar

ADILSON VAHLDICK, A. V.; THOMAS DA SILVA, W. Um Jogo Sério para Suportar o Aprendizado do Modelo Atômico de Bohr. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 18, n. 1, 2020. DOI: 10.22456/1679-1916.105940. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/105940. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Jogos digitais aplicados ao ensino/aprendizagem