Análise do Uso da Cultura Maker em Contextos Educacionais: Revisão Sistemática da Literatura
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.99528Palavras-chave:
cultura maker, mão na massa, faça você mesmo, educação, ensino.Resumo
A cultura maker tem como principal objetivo a mão na massa, possibilitar a
invenção e a solução de problemas; onde criar, modificar ou construir algum objeto é o foco. No contexto educacional a cultura maker busca explorar as atividades práticas em sala de aula, possibilitando a criação e resolução de problemas ao se construir protótipos e outros objetos que visam desenvolver diferentes habilidades. Dentro deste contexto, o objetivo do trabalho é apresentar uma visão geral dos estudos que abordam a cultura maker no meio educacional, utilizando uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL). Para a obtenção dos estudos da RSL, foram utilizadas as bases de dados da ACM Digital Library, Emerald Insight, IEEE Xplore e Springer Link. De acordo com os resultados obtidos, verifica-se que o tema tem atraído a atenção da comunidade científica internacional, sendo a maior parte das pesquisas voltadas para o domínio de aprendizagem de Ciência e Tecnologia. A RSL aponta, também, para a necessidade de mais estudos relacionados à aplicação maker no ensino, o que propiciaria uma exploração e desenvolvimento de novas ferramentas e materiais, bem como a carência de novos instrumentos para medir a sua eficácia na educação.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores dos artigos publicados na RENOTE retém os direitos autorais de suas obras e autorizam o CINTED/UFRGS a publicá-las de acordo com os termos da licença Creative Commons Attribution-NonComercial 4.0 International Public License (CC BY-NC-SA 4.0). Dessa forma, fica permitido aos autores ou a terceiros a reprodução ou distribuição, em parte ou no todo, de material extraído dessas obras, de forma verbatim, adaptada ou remixada, bem como a criação ou produção a partir do conteúdo dessas obras, para fins não comerciais, desde que sejam atribuídos os devidos créditos às criações originais. Cópias das obras não devem ser utilizadas de nenhum modo que implique o endosso da UFRGS. Sendo assim, os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).