INFLUÊNCIA DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICs) NO EMPREGO DO ARGUMENTO DE AUTORIDADE NA ESCRITA DIGITAL: REVISITANDO UMA NOÇÃO

Autores

  • Renan Belmonte Mazzola UninCor

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.95949

Palavras-chave:

retórica, letramento digital, argumento de autoridade, escrita digital, produção textual.

Resumo

Este trabalho objetiva analisar alguns aspectos do funcionamento do argumento
de autoridade na escrita digital hoje a partir dos estudos de argumentação e retórica e do campo dos letramentos digitais, com vistas a explorar possibilidades de ensino em aulas de produção textual no contexto da educação básica brasileira. Este trabalho justifica-se por interrogar um gesto de escrita - as manifestações de credibilidade de um argumento qualquer - muito frequente na Web 2.0. Para este fim, realizamos um levantamento dos letramentos digitais e nos aprofundamos nos letramentos em hipertexto e em informação. Em seguida, resgatamos as definições de argumento de autoridade no campo da retórica e da argumentação. Por fim, analisamos um post de rede social em que o argumento de autoridade ganha novos contornos e discutimos esses deslocamentos no campo do ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-07-28

Como Citar

BELMONTE MAZZOLA, R. INFLUÊNCIA DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICs) NO EMPREGO DO ARGUMENTO DE AUTORIDADE NA ESCRITA DIGITAL: REVISITANDO UMA NOÇÃO. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 17, n. 1, p. 567–576, 2019. DOI: 10.22456/1679-1916.95949. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/95949. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

TIC e seus efeitos na configuração das ecologias cognitivas