INFLUÊNCIA DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICs) NO EMPREGO DO ARGUMENTO DE AUTORIDADE NA ESCRITA DIGITAL: REVISITANDO UMA NOÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.95949Palavras-chave:
retórica, letramento digital, argumento de autoridade, escrita digital, produção textual.Resumo
Este trabalho objetiva analisar alguns aspectos do funcionamento do argumento
de autoridade na escrita digital hoje a partir dos estudos de argumentação e retórica e do campo dos letramentos digitais, com vistas a explorar possibilidades de ensino em aulas de produção textual no contexto da educação básica brasileira. Este trabalho justifica-se por interrogar um gesto de escrita - as manifestações de credibilidade de um argumento qualquer - muito frequente na Web 2.0. Para este fim, realizamos um levantamento dos letramentos digitais e nos aprofundamos nos letramentos em hipertexto e em informação. Em seguida, resgatamos as definições de argumento de autoridade no campo da retórica e da argumentação. Por fim, analisamos um post de rede social em que o argumento de autoridade ganha novos contornos e discutimos esses deslocamentos no campo do ensino.
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