Usabilidade de um dashboard destinado à autorregulação de estudantes em Sala de Aula Invertida

Autores

  • João Carlos Sedraz Silva UNIVASF
  • Rodrigo Lins Rodrigues UFRPE
  • Jorge Luis Cavalcanti Ramos UNIVASF
  • Erik de Gouveia Zambom UFPE
  • Fernando da Fonseca de Souza UFPE

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.89275

Palavras-chave:

Tecnologia Educacional, Feedback, Sala de Aula Invertida.

Resumo

O presente trabalho teve por objetivo avaliar a usabilidade de um dashboard
destinado à Autorregulação da Aprendizagem de estudantes em Sala de Aula Invertida. O método adotado contemplou a convergência de múltiplas fontes de evidência, com a triangulação de dados coletados por meio do questionário SUS e de observação. Segundo a opinião de trinta e nove usuários que colaboraram com a pesquisa, mesmo com algumas sugestões de melhoria, a usabilidade do recurso avaliado é satisfatória. Além disso, os resultados apontam que o artefato pode ser utilizado para a promoção da Autorregulação da Aprendizagem na Sala de Aula Invertida, principalmente, na autorreflexão do estudante sobre o seu comportamento no contexto educacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-12-28

Como Citar

CARLOS SEDRAZ SILVA, J.; LINS RODRIGUES, R.; LUIS CAVALCANTI RAMOS, J.; DE GOUVEIA ZAMBOM, E.; DA FONSECA DE SOUZA, F. Usabilidade de um dashboard destinado à autorregulação de estudantes em Sala de Aula Invertida. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 16, n. 2, p. 372–381, 2018. DOI: 10.22456/1679-1916.89275. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/89275. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Projeto e desenvolvimento de objetos educacionais