Incorporação da Tecnologia Digital à Prática Docente: Compreendendo a Gênese Instrumental de Licenciandos em Matemática
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.85995Palavras-chave:
tecnologia digital, resistência, gênese instrumental, formação inicial docente.Resumo
O presente artigo expõe uma pesquisa, de caráter qualitativo e cunho exploratório, sobre as possíveis causas da resistência de acadêmicos do curso de Licenciatura em Matemática à inserção de Tecnologia Digital (TD) na prática docente. A pesquisa, fundamentada na teoria da gênese instrumental, foi realizada a partir de questionário on-line e observações sobre os comportamentos dos sujeitos durante a realização de propostas didáticas com utilização da TD. A partir da análise dos dados foi possível concluir que existem fortes indícios de que os referidos acadêmicos possuem medo de enfrentarem situações que a TD proporciona em relação aos conceitos matemáticos, que por sua vez, influenciam na resistência à incorporação de tal tecnologia na prática docente.Downloads
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Publicado
2018-07-21
Como Citar
FARIAS MEDEIROS, M.; BASSO, M. Incorporação da Tecnologia Digital à Prática Docente: Compreendendo a Gênese Instrumental de Licenciandos em Matemática. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 16, n. 1, 2018. DOI: 10.22456/1679-1916.85995. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/85995. Acesso em: 28 mar. 2024.
Edição
Seção
Tecnologia na educação
Licença
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