O Arco de Maguerez como estruturador pedagógico das TDIC

Autores

  • Aline Bairros Soares PPGEPT/UFSM
  • Leila Maria Araújo Santos PPGEPT/UFSM
  • Claudia Smaniotto Barin PPGEPT/UFSM

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.85895

Palavras-chave:

Arco de Maguerez, Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação. Estruturador pedagógico.

Resumo

Este trabalho é o resultado da investigação sobre o uso do Arco de Maguerez como estruturador pedagógico das tecnologias digitais da informação e da comunicação em sala de aula. O público alvo foi constituído de 25 alunos matriculados na disciplina de Tecnologias de Informação e Comunicação aplicadas na Educação de uma universidade pública federal. A pesquisa suscitou ampliar a compreensão quanto ao potencial pedagógico do Arco de Maguerez, pois ao requerer a observação da realidade e os pontos chave, dá-se foco as necessidades dos envolvidos no processo. A teorização e o sondagem das hipóteses de solução, permitem antecipar situações problema e propiciam uma aplicação organizada e objetiva. Apoiados nos resultados obtidos podemos afirmar que a metodologia utilizada potencializa a performance docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-07-21

Como Citar

BAIRROS SOARES, A.; MARIA ARAÚJO SANTOS, L.; SMANIOTTO BARIN, C. O Arco de Maguerez como estruturador pedagógico das TDIC. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 16, n. 1, 2018. DOI: 10.22456/1679-1916.85895. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/85895. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Tecnologia na educação