Concepção, Implementação e Avaliação de um Agente Conversacional com Suporte à Aprendizagem Ubíqua
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.75121Palavras-chave:
Agentes Inteligentes. Aprendizagem Ubíqua. Computação Ciente de Contexto.Resumo
A ampla incorporação das tecnologias digitais na sociedade vem fazendo asferramentas instrucionais adquirirem novos recursos, com a finalidade de atender as reais necessidades de seus utilizadores. Essa premissa é refletida nos Ambientes Virtuais de Aprendizagem, que vêm recebendo constantes atualizações, em direção aos sistemas ubíquos. Nessa perspectiva, a presente pesquisa se insere com o intuito de apresentar a concepção, implementação e avaliação de um agente conversacional, integrado ao Moodle, que auxilia estudantes de Engenharia de Software. Para tanto, o agente, denominado Ubibot, adapta suas mensagens de auxílio, considerando o contexto do estudante, a fim de oferecer acesso propício à aprendizagem ubíqua.
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Publicado
2017-07-28
Como Citar
NATAN PASCHOAL, L.; M. MOZZAQUATRO CHICON, P.; ANTONINHA MORGENTAL FALKEMBACH, G. Concepção, Implementação e Avaliação de um Agente Conversacional com Suporte à Aprendizagem Ubíqua. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 15, n. 1, 2017. DOI: 10.22456/1679-1916.75121. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/75121. Acesso em: 29 mar. 2024.
Edição
Seção
Mobile learning
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