Análise e Recomendação de trajetos de aprendizagem em mundos virtuais
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.75118Palavras-chave:
agentes, mundos virtuais, trajetórias de aprendizagem.Resumo
Non-Player Characters são entidades programáveis que executam atividadespré-definidas. Eles podem ser utilizados nos mundos virtuais no papel de tutores que auxiliam os alunos durante atividades educacionais, tendo como base informações coletadas durante as interações destes. Este artigo apresenta uma proposta de uso de agentes NPC em mundos virtuais para prover sugestões de trajetórias de aprendizagem com base nas interações dos indivíduos. Foi utilizado o ambiente OpenSim onde, através de scripts de monitoramento das atividades foram formuladas sugestões de trajetórias. Como resultados, através do feedback positivo dos participantes constatouse que os agentes NPC propuseram de forma eficaz trajetórias de aprendizagem.
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Publicado
2017-07-28
Como Citar
BECKER NUNES, F.; CONSTANTINO ZUNGUZE, M.; HERPICH, F.; GRUNEWALD NICHELE, A.; MARGARIDA ROCKENBACH TAROUCO, L.; VALDENI DE LIMA, J. Análise e Recomendação de trajetos de aprendizagem em mundos virtuais. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 15, n. 1, 2017. DOI: 10.22456/1679-1916.75118. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/75118. Acesso em: 28 mar. 2024.
Edição
Seção
Laboratórios digitais
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