DESENVOLVIMENTO DE JOGO ELETRÔNICO COMO INTERVENÇÃO DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA O ADOLESCENTE

Autores

  • Rosa Hiolanda Abreu de Sousa Universidade Federal do Pará
  • Abner Cardoso da Silva Universidade Federal do Pará
  • Daniel Felipe Lopes de Deus Universidade Federal do Pará
  • John Lucas Rodrigues Portilho de Sousa Universidade Federal do Pará
  • Gilberto Nerino de Souza Junior Universidade Federal do Pará
  • Liliane Silva do Nascimento Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.75114

Palavras-chave:

Educação, Saúde, Jogo, Adolescente.

Resumo

A adolescência é um período onde ocorrem múltiplas mudanças, que somadas aos diferentes aspectos sociais tornam o adolescente vulnerável a condições desfavoráveis à saúde podendo ocasionar diversas patologias bucais. A educação em saúde é excelente alternativa de aprendizado, delineada com objetivo de estimular ações contundentes à saúde. Deste modo, no intuito de criar um meio de educação compatível com o público adolescente, este trabalho objetivou o desenvolvimento de jogo eletrônico de estilo puzzle, como ferramenta de educação em saúde. O jogo foi desenvolvido no Laboratório de Realidade Virtual (LARV) da Universidade Federal do Pará por uma equipe multidisciplinar. Como resultados, obteve-se um jogo composto de sete fases onde o jogador tem como objetivo ganhar pontos a partir do alinhamento de peças para formação de diagnósticos, desta forma aprendendo a respeito das características de cada doença bucal, para isso um tutorial disponibiliza informações sobre sete doenças bucais. O jogo foi testado pela equipe e apresenta bom funcionamento em plataformas Windows e Linux, estando apto para implantação e uso em ampla escala.

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Publicado

2017-07-28

Como Citar

HIOLANDA ABREU DE SOUSA, R.; CARDOSO DA SILVA, A.; FELIPE LOPES DE DEUS, D.; LUCAS RODRIGUES PORTILHO DE SOUSA, J.; NERINO DE SOUZA JUNIOR, G.; SILVA DO NASCIMENTO, L. DESENVOLVIMENTO DE JOGO ELETRÔNICO COMO INTERVENÇÃO DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA O ADOLESCENTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 15, n. 1, 2017. DOI: 10.22456/1679-1916.75114. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/75114. Acesso em: 17 abr. 2024.

Edição

Seção

Jogos educacionais