Usando Smartphone e Realidade aumentada para estudar Geometria espacial

Autores

  • Alex de Cassio Macedo UFPR
  • João Assumpção da Silva ISEPE
  • Tiago Martinuzzi Buriol UFSM

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.70688

Palavras-chave:

Realidade Aumentada, Geometria espacial, Dispositivos móveis.

Resumo

Neste trabalho é apresentado o desenvolvimento do aplicativo AppiRAmide para o estudo de Geometria espacial por meio de Realidade Aumentada usando dispositivos móveis. Adicionalmente, foi conduzida uma aula experimental com a aplicação de uma sequência didática usando o material impresso especialmente desenvolvido para uso com o aplicativo. O experimento foi conduzido em uma aula sobre pirâmides para uma turma de Ensino Médio. A partir de questionários e observações foram levantadas as impressões desses alunos sobre o aplicativo, o material impresso e a sequência didática. A análise dos resultados obtidos mostrou que os alunos reconheceram o AppiRAmide como uma ferramenta eficiente na visualização tridimensional interativa, na aprendizagem de Geometria espacial, na motivação e ainda, complementa satisfatoriamente o material didático impresso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-12-29

Como Citar

DE CASSIO MACEDO, A.; ASSUMPÇÃO DA SILVA, J.; MARTINUZZI BURIOL, T. Usando Smartphone e Realidade aumentada para estudar Geometria espacial. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 14, n. 2, 2016. DOI: 10.22456/1679-1916.70688. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/70688. Acesso em: 28 mar. 2024.