Aplicativos para Treino Cognitivo: Uma Revisão Sistemática

Autores

  • Emanoel Fontana Ciência da Computação/UPF
  • Ana Carolina B. De Marchi PPGCA/UPF

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.70651

Palavras-chave:

aplicações móveis, treino cognitivo, transtornos de memória, transtornos de atenção, informática em saúde

Resumo

O treino cognitivo é uma prática que pode minimizar dificuldades de
aprendizagem, de memorização e de atenção. Dentre as estratégias adotadas nos treinos encontra-se o uso de tecnologias, as quais potencializam a motivação dos participantes, aumentando a adesão. O objetivo deste estudo foi identificar e investigar aplicativos móveis para treino cognitivo. Trata-se de uma revisão sistemática da literatura realizada nas bases de dados IEEE Xplore, ScienceDirect, Springer Link, CiteSeerX, ACM DL e Google Scholar, de 04 a 11 de maio de 2016. Dos 277 estudos identificados, apenas oito atenderam aos critérios de elegibilidade. Após análise dos trabalhos foi possível perceber a importância do desenvolvimento de aplicações móveis para o treino cognitivo, pois estimulam os usuários a exercer o treino diariamente.

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Publicado

2016-12-29

Como Citar

FONTANA, E.; CAROLINA B. DE MARCHI, A. Aplicativos para Treino Cognitivo: Uma Revisão Sistemática. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 14, n. 2, 2016. DOI: 10.22456/1679-1916.70651. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/70651. Acesso em: 28 mar. 2024.