AVALIAÇÃO DE UM JOGO SÉRIO DIGITAL DESTINADO AO PÚBLICO IDOSO UTILIZANDO O MÉTODO GAMEFLOW

Autores

  • Leo Natan Paschoal CCHS/UNICRUZ
  • Vinícius Lopes INF/PUCRS
  • Mariane Regina S. Cassenote CCHS/UNICRUZ
  • Cíndia R. Toniazzo Quaresma CCHS/UNICRUZ
  • Patricia M. Mozzaquatro Chicon CCHS/UNICRUZ

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.67363

Palavras-chave:

Avaliação de Jogo, Heurísticas em avaliação, CLICKOLD

Resumo

Este artigo descreve a avaliação do jogo sério baseado em hipermídia adaptativa intitulado CLICKOLD, o qual objetiva o aprimoramento da coordenação motora fina de pessoas idosas a fim de promover a inclusão digital. Para tanto, foi utilizado o instrumento GameFlow a fim de aferir os níveis de imersão e diversão encontrados no jogo. A avaliação foi realizada com o auxílio de estudantes de graduação em Ciência da Computação que possuem familiaridade com jogos digitais. Foram considerados os seguintes critérios: Habilidades do Jogador, Concentração, Desafio, Controle, Objetivos e Feedback. A partir dos resultados obtidos foi possível inferir que grande parte dos atributos avaliados obtiveram uma classificação razoável, tendo sido encontrada uma limitação apenas no critério que se refere às habilidades do jogador. Acredita-se que esse resultado seja atribuído ao fato de o jogo não apresentar um tutorial para usuários iniciantes, além da carência de recompensas pela transposição de cada desafio.

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Publicado

2016-07-26

Como Citar

NATAN PASCHOAL, L.; LOPES, V.; REGINA S. CASSENOTE, M.; R. TONIAZZO QUARESMA, C.; M. MOZZAQUATRO CHICON, P. AVALIAÇÃO DE UM JOGO SÉRIO DIGITAL DESTINADO AO PÚBLICO IDOSO UTILIZANDO O MÉTODO GAMEFLOW. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 14, n. 1, 2016. DOI: 10.22456/1679-1916.67363. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/67363. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

TIC e seus efeitos na configuração das ecologias cognitivas