AVALIAÇÃO DE JOGOS ELETRÔNICOS PARA USO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA: ULTRAPASSANDO A ESCOLHA BASEADA NO BOM SENSO

Autores

  • Lúcia Regina Goulart Vilarinho Fundação Cesgranrio
  • Mariana Pinho Leite Fundação Cesgranrio

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.57587

Palavras-chave:

Educação. Jogos eletrônicos. Avaliação.

Resumo

O uso de jogos eletrônicos em sala de aula não é uma prática usual e quando
ocorre nem sempre é precedido de uma reflexão crítica consistente, baseada em
processos avaliativos sustentados por instrumentos de avaliação de jogos,
adequadamente validados. Considerando esta problemática, desenvolveu-se um estudo
cujo objetivo foi construir e validar um instrumento de avaliação de jogos eletrônicos -
educacionais ou de entretenimento - para uso em atividades pedagógicas. A partir da
revisão da literatura sobre instrumentos de avaliação de jogos, foi elaborado e
validado um instrumento, tendo-se como metodologia a abordagem centrada em
especialistas. Como resultado principal do estudo destaca-se a relevância do
instrumento para apoiar educadores na seleção de jogos a serem utilizados em
situações de ensino-aprendizagem.

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Publicado

2015-07-28

Como Citar

REGINA GOULART VILARINHO, L.; PINHO LEITE, M. AVALIAÇÃO DE JOGOS ELETRÔNICOS PARA USO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA: ULTRAPASSANDO A ESCOLHA BASEADA NO BOM SENSO. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 13, n. 1, 2015. DOI: 10.22456/1679-1916.57587. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/57587. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Jogos educacionais