A Utilização do Facebook no Contexto Acadêmico: o Perfil de Utilização e as Contribuições Pedagógicas e para Educação em Saúde

Autores

  • Gabriela Eyng Possolli Faculdades Pequeno Príncipe
  • Gabriel Lincoln do Nascimento Faculdades Pequeno Príncipe
  • Juliana Ollé Mendes da Silva Faculdades Pequeno Príncipe

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.57586

Palavras-chave:

Facebook, instituições de educação superior (IES), tecnologias educacionais na área da saúde, comunidade virtual de aprendizagem

Resumo

O objetivo deste estudo é refletir sobre o uso do Facebook por discentes e docentes e seus
potenciais didático-pedagógicos. Sua utilização em relacionamentos sociais é significativa e
seus potenciais educacionais são progressivamente descobertos. Produções científicas acerca
da relevância desta rede social são recentes, caracterizando um campo que necessita
aprofundamento. Esta é uma pesquisa descritiva, qualitativa, que analisou dados obtidos a
partir de um instrumento com questões objetivas e discursivas em que houve a participação de
alunos e professores de cursos de graduação na área da saúde de uma IES filantrópica de
Curitiba. A amostra compreendeu 35% dos docentes e 55% dos discentes. Dentre os
resultados destacam-se que 75% dos participantes utilizam o Facebook mais de 5 dias na
semana e usam seu mensageiro para comunicação, em grupo ou individualmente. 39% dos
participantes utilizam o Facebook de maneira ativa, como autores de postagens de elaboração
própria, enquanto 61% são mais passivos, curtindo, comentando ou compartilhando
postagens de outrem. Nas considerações finais foram abordados processos da cultura
participativa, englobando contribuições do Facebook para: afiliação, expressões, circulação e
solução colaborativa; e o uso para formação e atuação profissional na saúde.

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Publicado

2015-07-28

Como Citar

EYNG POSSOLLI, G.; LINCOLN DO NASCIMENTO, G.; OLLÉ MENDES DA SILVA, J. A Utilização do Facebook no Contexto Acadêmico: o Perfil de Utilização e as Contribuições Pedagógicas e para Educação em Saúde. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 13, n. 1, 2015. DOI: 10.22456/1679-1916.57586. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/57586. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Redes Sociais