CYBERCIEGE: UMA ABORDAGEM DE JOGOS SÉRIOS NA EDUCAÇÃO DE REDES DE COMPUTADORES

Autores

  • Fabrício Herpich PPGI, UFSM
  • Rafaela Ribeiro Jardim PPGI, UFSM
  • Ricardo Frohlich da Silva PPGI, UFSM
  • Gleizer Bierhalz Voss PPGIE, UFRGS
  • Felipe Becker Nunes PPGIE, UFRGS
  • Roseclea Duarte Medina PPGI, UFSM

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.49817

Palavras-chave:

jogos sérios, redes de computadores, CyberCIEGE

Resumo

Os jogos sérios vêm se destacando como ferramentas de grande potencial para a educação, pois oferecem aos estudantes a possibilidade de exercitar seus conhecimentos em cenários virtuais, permitindo maior interatividade, tentativas e erros, respeitando o tempo cognitivo do educando e enfatizando a aplicação prática de seu aprendizado. Além de serem alternativas para simulação de ambientes reais, que em sua essência são críticos ou caros. Este artigo apresenta a aplicação do jogo sério CyberCIEGE diante de uma turma de Segurança para RC. Ao mesmo tempo, discute possíveis melhorias no Design Instrucional da disciplina de acordo com os pareceres dos estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-07-18

Como Citar

HERPICH, F.; RIBEIRO JARDIM, R.; FROHLICH DA SILVA, R.; BIERHALZ VOSS, G.; BECKER NUNES, F.; DUARTE MEDINA, R. CYBERCIEGE: UMA ABORDAGEM DE JOGOS SÉRIOS NA EDUCAÇÃO DE REDES DE COMPUTADORES. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 12, n. 1, 2014. DOI: 10.22456/1679-1916.49817. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/49817. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos