Desenvolvimento de um repositório de Objetos de Aprendizagem utilizando Bancos de Dados NoSQL
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.44360Palavras-chave:
repositório, objeto de aprendizagem, xml, catalogaçãoResumo
Os mecanismos de busca dos Repositórios de Objetos de Aprendizagem (ROA) são os principais meios que os usuários utilizam para localizar e obter recursos. Porém, quando se deseja localizar objetos pelos seus conteúdos, os resultados destas consultas não têm sido coerentes com que efetivamente está armazenado. E, com o objetivo de solucionar esta problemática, este artigo propõe um framework que possibilita a implementação de repositórios que permita os usuários localizarem objetos desde os seus metadados até seus conteúdos. Após a análise de alguns repositórios, serão apresentados algumas razões que impactam os resultados desta consultas assim como forma de solucioná-las. Ao final é apresentado um repositório desenvolvido sobre o Framework de Persistência de Objetos de Aprendizagem (FPOA) proposto, que permite a localização dos objetos pelos seus conteúdos assim como outras funcionalidades.Downloads
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Publicado
2013-12-28
Como Citar
DE AVELLAR CAMPOS CORDEIRO, R.; MARTINS BARBIERI NUNES, R.; KRUG WIVES, L.; ELENA RAPKIEWICZ, C. Desenvolvimento de um repositório de Objetos de Aprendizagem utilizando Bancos de Dados NoSQL. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 11, n. 3, 2013. DOI: 10.22456/1679-1916.44360. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/44360. Acesso em: 18 abr. 2024.
Edição
Seção
Artigos
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