Desenvolvimento de um repositório de Objetos de Aprendizagem utilizando Bancos de Dados NoSQL

Autores

  • Rogério de Avellar Campos Cordeiro IF Fluminense
  • Renato Martins Barbieri Nunes UFRGS
  • Leandro Krug Wives UFRGS
  • Clevi Elena Rapkiewicz UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.44360

Palavras-chave:

repositório, objeto de aprendizagem, xml, catalogação

Resumo

Os mecanismos de busca dos Repositórios de Objetos de Aprendizagem (ROA) são os principais meios que os usuários utilizam para localizar e obter recursos. Porém, quando se deseja localizar objetos pelos seus conteúdos, os resultados destas consultas não têm sido coerentes com que efetivamente está armazenado. E, com o objetivo de solucionar esta problemática, este artigo propõe um framework que possibilita a implementação de repositórios que permita os usuários localizarem objetos desde os seus metadados até seus conteúdos. Após a análise de alguns repositórios, serão apresentados algumas razões que impactam os resultados desta consultas assim como forma de solucioná-las. Ao final é apresentado um repositório desenvolvido sobre o Framework de Persistência de Objetos de Aprendizagem (FPOA) proposto, que permite a localização dos objetos pelos seus conteúdos assim como outras funcionalidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-12-28

Como Citar

DE AVELLAR CAMPOS CORDEIRO, R.; MARTINS BARBIERI NUNES, R.; KRUG WIVES, L.; ELENA RAPKIEWICZ, C. Desenvolvimento de um repositório de Objetos de Aprendizagem utilizando Bancos de Dados NoSQL. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 11, n. 3, 2013. DOI: 10.22456/1679-1916.44360. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/44360. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos