Depósito de objetos de aprendizagem em repositórios a partir da integração com ambientes virtuais de aprendizagem

Autores

  • Marcelo Augusto Rauh Schmitt IFRS
  • Liane Margarida Rockenbach Tarouco CINTED-UFRGS
  • Alessandra Pereira Rodrigues IFSul
  • Jonathan Alba Videira IFRS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.44359

Palavras-chave:

Repositório de objetos de aprendizagem, objeto de aprendizagem, ambiente virtual de aprendizagem

Resumo

A fim de compartilhar o que é produzido por diferentes equipes e permitir a reutilização de materiais pedagógicos que promovam a aprendizagem, a utilização de repositórios de objetos de aprendizagem torna-se essencial. Por outro lado, cada vez mais docentes fazem uso de ambientes virtuais de aprendizagem para disponibilização de cursos aos alunos. Neste contexto em que se apresentam duas ferramentas distintas, a duplicidade de interfaces pode ser um fator de desmotivação para que professores publiquem objetos de aprendizagem em repositórios abertos que comumente disponibilizam em ambientes virtuais de aprendizagem. O presente artigo tem como objetivo apresentar uma solução que integra repositórios de objetos de aprendizagem implementados sobre o software DSpace e o ambiente virtual de aprendizagem MOODLE através do padrão SWORD. O plugin desenvolvido permite que a unificação das interfaces e a diminuição do número de passos necessários para a publicação de objetos de aprendizagem nos dois ambientes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-12-28

Como Citar

AUGUSTO RAUH SCHMITT, M.; MARGARIDA ROCKENBACH TAROUCO, L.; PEREIRA RODRIGUES, A.; ALBA VIDEIRA, J. Depósito de objetos de aprendizagem em repositórios a partir da integração com ambientes virtuais de aprendizagem. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 11, n. 3, 2013. DOI: 10.22456/1679-1916.44359. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/44359. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos