Dinâmica de Populações, Modelo de Lotka-Volterra e Tecnologias: Análise de um Projeto Interdisciplinar

Autores

  • Ana Regina Gregory Brunet ULBRA, FAPA
  • Mariana de Souza Proença PPGECIM – ULBRA
  • Marlise Geller PPGECIM – ULBRA
  • Rosangela Ferreira Prestes URI
  • Valmir Ninow PPGECIM – ULBRA

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.36431

Palavras-chave:

Projeto interdisciplinar, Facebook, Modellus, Educação Matemática, Matemática aplicada.

Resumo

Esta pesquisa teve por objetivo analisar um projeto interdisciplinar
envolvendo o uso do Facebook e do software Modellus como ferramentas de apoio ao ensino e aprendizagem nas áreas de Matemática e Biologia na disciplina de Matemática Aplicada da graduação em Matemática. A metodologia qualitativa aplicada envolveu quatro professores e seis alunos no estudo de modelos matemáticos sobre a dinâmica de populações no âmbito da ecologia. Percebe-se o impacto positivo do projeto, não somente nos alunos, mas na própria proposta da disciplina. A articulação entre a teoria e a prática, dada pela simulação a partir da busca de dados em artigos científicos para chegar aos parâmetros que foram construídos pelos alunos, proporcionou a compreensão do modelo em si, no caso específico, a relação presa/predador.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2012-12-30

Como Citar

BRUNET, A. R. G.; PROENÇA, M. de S.; GELLER, M.; PRESTES, R. F.; NINOW, V. Dinâmica de Populações, Modelo de Lotka-Volterra e Tecnologias: Análise de um Projeto Interdisciplinar. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 10, n. 3, 2012. DOI: 10.22456/1679-1916.36431. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/36431. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos