Blog, wiki e mapas conceituais digitais no desenvolvimento de Projetos de Aprendizagem com alunos do Ensino Fundamental

Autores

  • Ítalo Dutra UFRGS
  • Carlos Augusto Piccinini UFRGS
  • Julia Lângaro Becker UFRGS
  • Stéfano Pupe Johann UFRGS
  • Léa da Cruz Fagundes UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.16867

Palavras-chave:

Projetos de Aprendizagem, Ferramentas Digitais, Mapas Conceituais

Resumo

O Projeto Amora do Colégio de Aplicação da UFRGS, há 10 anos, vem construindo um modelo de trabalho que visa o desenvolvimento da autonomia e criatividade dos alunos. Os Projetos de Aprendizagem, em que a criança desenvolve
pesquisas a respeito de temas científicos, aliam este objetivo ao uso de ferramentas de interação e intervenção suportadas por tecnologia. No presente artigo, é descrito o funcionamento do Projeto Amora e o uso de três ferramentas digitais: os blogs, os mapas conceituais (através do software CmapTools) e o wiki. Nos blogs, cada criança posta um diário com o aprendizado do projeto no dia. Os mapas conceituais são formas de representação alternativas a um texto escrito. O wiki é um sistema de construção de páginas na internet no qual as crianças desenvolvem as conclusões a respeito de seus
projetos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2006-12-22

Como Citar

DUTRA, Ítalo; PICCININI, C. A.; BECKER, J. L.; JOHANN, S. P.; FAGUNDES, L. da C. Blog, wiki e mapas conceituais digitais no desenvolvimento de Projetos de Aprendizagem com alunos do Ensino Fundamental. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 4, n. 2, 2006. DOI: 10.22456/1679-1916.16867. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/16867. Acesso em: 29 mar. 2024.