Uma ferramenta de autoria síncrona acessível para cegos: um estudo de caso no curso PROINESP

Autores

  • Regina Barwaldt UFRGS
  • Lucila Maria Costi Santarosa UFRGS
  • Liliana Maria Passerino UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.14474

Palavras-chave:

inclusão digital, interação social, cegos, ambiente virtual

Resumo

O artigo apresenta uma alternativa como forma de viabilizar a inclusão digital, social e
educacional dos cegos através das TIC's em ambientes virtuais de aprendizagem,
permitindo canais diferenciados de interação social. Um dos fatores, senão o principal é
a falta de Tecnologia Assistiva e ambientes interativos acessíveis síncronos com
recursos de áudio para suporte em EAD principalmente no que tange às pessoas cegas.
Assim, o EVOC teve a proposta básica de ser uma ferramenta de interação social
síncrona com áudio acessível, implementada, conforme padrões de acessibilidade da
W3C/WAI, modelada conforme padrões UML. Distribuído sob licença GPL (software
livre), usando o gerenciador de banco de dados MySQL que consiste em uma aplicação
desenvolvida na linguagem PHP e FlashCom Server MX. O trabalho também investigou
como ocorre o processo de interação entre sujeitos cegos e videntes como viabilidade de
inclusão digital através da ferramenta. Posteriormente foram analisados os registros de
áudio dos chats transcritos das sessões realizadas.

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Publicado

2008-06-30

Como Citar

BARWALDT, R.; SANTAROSA, L. M. C.; PASSERINO, L. M. Uma ferramenta de autoria síncrona acessível para cegos: um estudo de caso no curso PROINESP. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 6, n. 1, 2008. DOI: 10.22456/1679-1916.14474. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/14474. Acesso em: 29 mar. 2024.