O papel do jogo no ensino de radioatividade: os softwares Urânio-235 e Cidade do Átomo

Autores

  • Marcelo Leandro Eichler UFRGS
  • Fernando Junges UFRGS
  • José Claudio Del Pino

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.13800

Palavras-chave:

software educativo, jogos educacionais, radioatividade

Resumo

No desenvolvimento de estratégias de ensino e de aprendizagem,
muitas vezes, o papel do jogo é subestimado e reconhecido apenas por suas possíveis
características de motivação ou incentivo às ações educativas. Nesse artigo, apresentamse
dois softwares educativos que, a partir de diferentes perspectivas, abordam o mesmo
assunto presente no ensino médio, a radioatividade. Apresenta-se, também, a
possibilidade de utilização da estratégia pedagógica de jogos de representação de papéis
para um desses softwares. Nesse sentido, indica-se a preponderante ação do professor na
condução dessa estratégia.

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Publicado

2005-06-16

Como Citar

EICHLER, M. L.; JUNGES, F.; DEL PINO, J. C. O papel do jogo no ensino de radioatividade: os softwares Urânio-235 e Cidade do Átomo. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 3, n. 1, 2005. DOI: 10.22456/1679-1916.13800. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/13800. Acesso em: 29 mar. 2024.