O estudo da função polinomial do 1o grau: diferenças entre ver e ouvir um objeto de aprendizagem na inclusão de sujeitos com deficiência visual em sala de aula

Autores

  • Arilise Moraes de Almeida Lopes UFRGS e IFFluminense
  • Liliana Maria Passerino UFRGS
  • Thiago Aguiar Rodrigues IFFluminense

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.13512

Palavras-chave:

acessibilidade, objetos de aprendizagem, deficiência visual, matemática

Resumo

Este trabalho apresenta a concepção de um Objeto de Aprendizagem (OA)
referente ao estudo de função polinomial do 1o grau e o seu processo de acessibilidade,
sendo aplicado em uma turma do 1o ano do ensino médio, na sala de aula informatizada,
com a presença dois alunos cegos, dentro de um contexto de inclusão social e digital,
buscando apresentar como o deficiente visual interage com a acessibilidade de um
objeto de aprendizagem em duas versões (Flash e HTML), uma vez que o processo de
construção do conhecimento normalmente ocorre quando utiliza materiais concretos,
devido as suas percepções táteis, o que foi corroborado no teste realizado com os dois
alunos cegos quando manipularam os OAs nas duas versões e percebeu-se a necessidade
ainda de material concreto.

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Publicado

2009-12-21

Como Citar

LOPES, A. M. de A.; PASSERINO, L. M.; RODRIGUES, T. A. O estudo da função polinomial do 1o grau: diferenças entre ver e ouvir um objeto de aprendizagem na inclusão de sujeitos com deficiência visual em sala de aula. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 7, n. 3, p. 24–34, 2009. DOI: 10.22456/1679-1916.13512. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/13512. Acesso em: 28 mar. 2024.