Desenvolvimento Curricular Baseado em Dados Factuais: uma Revisão Sistemática da Literatura
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.129164Palavras-chave:
Currículo, Planejamento Curricular, Balanceamento de Currículo Acadêmico, Curricular AnalyticsResumo
Um dos desafios das instituições de ensino superior e garantir que o estudante não evada do curso e o conclua no tempo ideal. O desenvolvimento curricular que se baseia em dados factuais e uma maneira que busca garantir mais assertividade no (re)desenho curricular. Esta tarefa pode ser realizada através do Balanceamento de Currículo Acadêmico e/ou por meio do Curricular Analytics. Este artigo apresenta a primeira Revisão Sistemática da Literatura sobre o tema. Os resultados mostram uma ascensão dos estudos com abordagens e métodos diversos, porém ainda tímida e com baixo emprego ou disponibilização de ferramentas que apoiem os processos de tomadas de decisão.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores dos artigos publicados na RENOTE retém os direitos autorais de suas obras e autorizam o CINTED/UFRGS a publicá-las de acordo com os termos da licença Creative Commons Attribution-NonComercial 4.0 International Public License (CC BY-NC-SA 4.0). Dessa forma, fica permitido aos autores ou a terceiros a reprodução ou distribuição, em parte ou no todo, de material extraído dessas obras, de forma verbatim, adaptada ou remixada, bem como a criação ou produção a partir do conteúdo dessas obras, para fins não comerciais, desde que sejam atribuídos os devidos créditos às criações originais. Cópias das obras não devem ser utilizadas de nenhum modo que implique o endosso da UFRGS. Sendo assim, os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).