Youtube e Educação: uma revisão da pesquisa brasileira no período de 2014 a 2021

Autores

  • Mirian Raquel Buiz Mion UFRGS/PGIE
  • Daniel de Queiroz Lopes UFRGS/PGIE

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.121376

Palavras-chave:

YouTube, Educação, Ensino, Docência Online

Resumo

As reflexões apresentadas neste artigo resultam de uma pesquisa bibliográfica-documental acerca de estudos que apresentam ou problematizam o YouTube como uma tecnologia educacional. Neste âmbito, foram analisados 20 trabalhos, entre artigos e dissertações, publicados no Brasil entre os anos de 2014 e 2021, tendo como eixo condutor dessa análise a questão “O que dizem as pesquisas sobre o YouTube e a Educação?” Tal recurso já vinha sendo utilizado na educação em função do seu apelo audiovisual, mesmo antes da pandemia, pois sua linguagem se aproxima mais da juventude contemporânea, proporcionando autoria e protagonismo docente e discente. Ainda o artigo aponta que é necessário ressaltar a necessidade de maior diálogo com a área da comunicação e da linguagem em relação à produção de conteúdo audiovisual e à educação na cultura digital.

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Publicado

2021-12-28

Como Citar

RAQUEL BUIZ MION, M.; DE QUEIROZ LOPES, D. Youtube e Educação: uma revisão da pesquisa brasileira no período de 2014 a 2021. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 19, n. 2, p. 526–536, 2021. DOI: 10.22456/1679-1916.121376. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/121376. Acesso em: 28 mar. 2024.