Uma avaliação sistemática de aprendizagem e usabilidade para o TuPy online

Autores

  • Jorge Luiz de Jesus Goulart UERJ
  • Fabiano de Souza Oliveira UERJ
  • Paulo Eustáquio Duarte Pinto UERJ
  • Antônio Orestes de Salvo Castro UERJ

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.121369

Palavras-chave:

aprendizagem, algoritmos, TuPy Online, estatística não-paramétrica

Resumo

Este estudo teve como objetivo avaliar a usabilidade e a eficácia da ferramenta TuPy Online na aprendizagem de disciplinas do curso de Ciência da Computação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. O TuPy Online foi idealizado como uma ferramenta para visualização de execução de algoritmos, com ênfase na exibição de estruturas de dados, em diferentes níveis de abstração. Utilizando a metodologia de Savi et al. para avaliação de aprendizagem, verificamos que a introdução da ferramenta produziu impacto positivo e, considerando o aspecto de percepção dos alunos, um impacto ainda mais expressivo. Medimos a usabilidade usando o questionário SUS, além de um questionário em busca de um retorno específico referente às funcionalidades do TuPy Online. Os resultados foram positivos e propiciaram o mapeamento de possíveis melhorias do software.

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Publicado

2021-12-28

Como Citar

LUIZ DE JESUS GOULART, J.; DE SOUZA OLIVEIRA, F.; EUSTÁQUIO DUARTE PINTO, P.; ORESTES DE SALVO CASTRO, A. Uma avaliação sistemática de aprendizagem e usabilidade para o TuPy online. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 19, n. 2, p. 457–466, 2021. DOI: 10.22456/1679-1916.121369. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/121369. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Teorias educacionais aplicadas à TIC