O que é um robô? Estudo das representações de crianças de 4-12 anos de idade

Autores

  • Cristiane Pelisolli Cabral PPGEDU/UFRGS
  • Muriel Lago PPGEDU/UFRGS
  • Rosane Aragón PPGEDU/PPGIE/UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.121232

Palavras-chave:

Robótica educacional, Desenvolvimento cognitivo, Representação

Resumo

Neste artigo, apresentaremos um estudo acerca das representações cognitivas de crianças de 4 a 12 anos sobre o que é e como se movimenta um robô. O objetivo é investigar de que maneira as representações se manifestam em cada período do desenvolvimento cognitivo e sua relação com as experiências físicas, especialmente com as atividades tecnológicas. Os dados coletados foram analisados à luz da Epistemologia Genética de Jean Piaget (1978, 1990, 1999, 2005). Os resultados apontam para uma correlação entre as representações construídas pelas crianças e o desenrolar da construção da representação cognitiva ao longo dos períodos que compõem o desenvolvimento intelectual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-12-28

Como Citar

PELISOLLI CABRAL, C.; LAGO, M.; ARAGÓN, R. O que é um robô? Estudo das representações de crianças de 4-12 anos de idade. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 19, n. 2, p. 302–313, 2021. DOI: 10.22456/1679-1916.121232. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/121232. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Robótica Educacional