Um relato das percepções dos alunos sobre o desenvolvimento de tecnologias aplicadas a produtos educacionais

Autores

  • Emanuel Ferreira Coutinho Universidade Federal do Ceará – Campus Quixadá,
  • José Gilvan Rodrigues Maia Universidade Federal do Ceará – UFC Virtual,

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.121224

Palavras-chave:

aplicações, desenvolvimento, análise qualitativa

Resumo

A sociedade atualmente utiliza tecnologias digitais em diversas áreas do conhecimento, impactando pessoas e organizações. Uma área que demanda novas tecnologias digitais é a Educação, em seus mais variados níveis. O ensino de qualquer disciplina técnica constitui um conjunto de atividades desafiantes para o docentes e discentes, e desenvolver uma aplicação ou serviço pode ser bastante complexo para quem não possui formação na área de programação. O objetivo deste trabalho é analisar as percepções dos alunos durante uma disciplina de desenvolvimento de aplicações educacionais. Para isto, um questionário foi aplicado e analisado quantitativamente e qualitativamente. As principais conclusões deste trabalho foram: reconhecimento da dificuldade no desenvolvimento para quem não possui formação em programação, necessidade de se gerenciar bem a disciplina para que a metodologia seja eficaz, e percepção dos alunos diante de prazos para entrega dos produtos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-12-28

Como Citar

FERREIRA COUTINHO, E.; GILVAN RODRIGUES MAIA, J. Um relato das percepções dos alunos sobre o desenvolvimento de tecnologias aplicadas a produtos educacionais. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 19, n. 2, p. 262–271, 2021. DOI: 10.22456/1679-1916.121224. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/121224. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Projeto e desenvolvimento de objetos educacionais