Relatos da estruturação de aulas remotas com a utilização de metodologias ativas

Autores

  • Artur Henrique Kronbauer UNIFACS – UNEB
  • Naiara da Encarnação Neves UNEB
  • Pedro Henrique Pereira UNIFACS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.121183

Palavras-chave:

Experiência do Usuário, Metodologias Ativas, Aulas Remotas

Resumo

O objetivo deste artigo é descrever a utilização de metodologias ativas em aulas remotas da disciplina de Interação Humano-Computador (IHC) durante a pandemia da Covid-19. As práticas pedagógicas, já utilizadas nas aulas presenciais, foram migradas para as aulas remotas com a intenção de potencializar a participação dos estudantes, criar formas de realizar avaliações formativas e continuadas, além de contribuir com experiências hedônicas positivas. A metodologia utilizada na pesquisa é de natureza aplicada, com uma abordagem qualitativa e de carácter exploratória. Para avaliar os resultados foi utilizada a técnica de autorrelato Self Assessment Manikin (SAM) que possibilita medir a experiência dos usuários (User eXperience - UX). Os resultados encontrados foram positivos e podem servir de exemplo para aplicações em outras áreas de conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-12-28

Como Citar

HENRIQUE KRONBAUER, A.; DA ENCARNAÇÃO NEVES, N.; HENRIQUE PEREIRA, P. Relatos da estruturação de aulas remotas com a utilização de metodologias ativas. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 19, n. 2, p. 21–30, 2021. DOI: 10.22456/1679-1916.121183. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/121183. Acesso em: 19 mar. 2024.

Edição

Seção

Ensino e aprendizagem mediados por computador