Mundos virtuais como apoio ao ensino e aprendizagem de engenharia de software: Simulando a técnica de entrevista

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.118527

Palavras-chave:

levantamento de requisitos, mundos virtuais 3D, chatterbot

Resumo

Esse artigo apresenta o mundo virtual LevReq3D, criado para apoiar o ensino
e aprendizagem de levantamento de requisitos, por meio de um ambiente de simulação do processo de entrevista, realizado com usuários representados por agentes de software do tipo chatterbots. O ambiente foi avaliado por estudantes da área da computação, que analisaram o mesmo sob o ponto de vista da experiência de uso e de sua percepção em relação a aprendizagem. Como principais resultados, destaca-se a facilidade de uso, regras claras, relação com os conteúdos educacionais e potencial para aprendizagem dos mesmos, sendo que os estudantes, em sua maioria, indicaram que recomendariam o LevReq3D a outros colegas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-07-28

Como Citar

CARVALHO ROSA, L. H.; BERNARDI, G.; DUARTE MEDINA, R. Mundos virtuais como apoio ao ensino e aprendizagem de engenharia de software: Simulando a técnica de entrevista. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 19, n. 1, p. 371–381, 2021. DOI: 10.22456/1679-1916.118527. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/118527. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Mundos virtuais imersivos