Aproximações teóricas entre Pensamento Computacional e Abstração Reflexionante

Autores

  • Kátia Coelho da Rocha PPGIE/UFRGS
  • Marcus Vinicius de Azevedo Basso PPGIE/UFRGS
  • Márcia Rodrigues Notare PPGIE/UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.110299

Palavras-chave:

Pensamento computacional, objetos-de-pensar-com, pensamento por procedimentos, abstração reflexionante

Resumo

O termo Pensamento Computacional ganhou destaque quando foi disseminado por Wing em 2006, desde lá sua definição vem sofrendo mudanças e críticas de pesquisadores da área da educação e da Ciência da Computação. A amplitude da definição permite diversas práticas e interpretações. Nós identificamos possíveis aproximações do Pensamento Computacional com a proposta dos “objetos-de-pensar-com” de Papert, com foco principal na abstração reflexionante de Piaget. Apresentamos uma discussão a respeito dessa aproximação, buscando apontar para a necessidade de práticas voltadas para o uso do Pensamento Computacional como uma possibilidade de contribuir para os processos de abstração reflexionante.

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Publicado

2021-01-04

Como Citar

COELHO DA ROCHA, K.; VINICIUS DE AZEVEDO BASSO, M.; RODRIGUES NOTARE, M. Aproximações teóricas entre Pensamento Computacional e Abstração Reflexionante. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 18, n. 2, p. 581–590, 2021. DOI: 10.22456/1679-1916.110299. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/110299. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Teorias educacionais aplicadas à TIC