Uma Revisão Sistemática de Literatura sobre Autoavaliação de Pensamento Computacional de Jovens

Autores

  • Amilton Rodrigo de Quadros Martins Fundação IMED / InovaEdu - Laboratório de Ciência e Inovação para Educação
  • Guilhermina Lobato Miranda Universidade de Lisboa / Instituto de Educação
  • Adelmo Antonio da Silva Eloy Universidade de São Paulo / Escola Politécnica

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.106041

Palavras-chave:

Pensamento Computacional, Avaliação, Educação em Ciência da Computação

Resumo

O objetivo deste estudo foi realizar uma Revisão Sistemática de Literatura sobre autoavaliação de Pensamento Computacional de estudantes com idades entre 10 e 15 anos. O foco da revisão foi o da autoavaliação feita por meio de escalas, questionários ou testes de conhecimento. Começamos por fazer uma revisão do conceito de Pensamento Computacional, seguida dos resultados da revisão, contendo trabalhos, métodos, instrumentos utilizados e resultados alcançados. Concluímos que já existem instrumentos validados para medir o Pensamento Computacional na sua multidimensionalidade: uns para avaliar o conhecimento ou a transferência de conhecimento, outros a percepção e atitude dos estudantes face a este construto. Como trabalhos futuros, serão usados os achados para a proposta de um sistema de autoavaliação de Pensamento Computacional.

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Publicado

2020-07-31

Como Citar

RODRIGO DE QUADROS MARTINS, A.; LOBATO MIRANDA, G.; ANTONIO DA SILVA ELOY, A. Uma Revisão Sistemática de Literatura sobre Autoavaliação de Pensamento Computacional de Jovens. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 18, n. 1, 2020. DOI: 10.22456/1679-1916.106041. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/106041. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Teorias educacionais aplicadas à TIC