O Ensino da programação de computadores na perspectiva de Gagné aplicado no contexto da educação prisional

Autores

  • Fábio Ventorim Siqueira Ifes
  • Márcia Gonçalves de Oliveira Ifes

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.106035

Palavras-chave:

Programação de Computadores. Educação Prisional. Pensamento Computacional. Ressocialização.

Resumo

Robert Mills Gagné foi um psicólogo norte americano muito influente no campo da educação entre as décadas de 60 e 70, onde se destacou ao conseguir harmonizar as principais contribuições behavioristas e cognitivistas em prol da educação. Neste trabalho mostramos que, ao utilizar princípios da teoria da aprendizagem de Gagné, é possível ensinar programação de computadores a pessoas em privação de liberdade. Nossos resultados demonstram também que é possível manter esses indivíduos ocupados, com o desenvolvimento de soluções computacionais criativas, durante o tempo que antes ficavam ociosos dentro das celas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-07-31

Como Citar

VENTORIM SIQUEIRA, F.; GONÇALVES DE OLIVEIRA, M. O Ensino da programação de computadores na perspectiva de Gagné aplicado no contexto da educação prisional. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 18, n. 1, 2020. DOI: 10.22456/1679-1916.106035. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/106035. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Teorias educacionais aplicadas à TIC