Dobraduras Dinâmicas e a Argumentação em Geometria

Autores

  • Priscila Ferreira Silveira PPGEMAT/UFRGS
  • Márcia Rodrigues Notare PPGEMAT/UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.106010

Palavras-chave:

geometria dinâmica, tecnologias digitais, educação matemática, pensamento geométrico, argumentação em geometria

Resumo

Nesse artigo analisa-se o desenvolvimento do pensamento geométrico e da argumentação a partir da exploração de situações geométricas de dobraduras em ambiente de geometria dinâmica. A investigação foi conduzida por um experimento, com alunos do nono ano do Ensino Fundamental. Por meio de investigação geométrica, foram elaboradas atividades dinâmicas, nas quais se oportunizou o desenvolvimento de aspectos essenciais do pensamento geométrico, como a exploração, formulação e teste de conjecturas, assim como o incentivo à argumentação na escola. Essa investigação foi realizada com o software GeoGebra, a partir da manipulação de objetos geométricos dinâmicos que simulam dobraduras em folhas de papel, nos quais os alunos foram incentivados a explorar e argumentar. Os resultados do experimento apontam que, com a utilização de ambiente de geometria dinâmica, é possível resgatar o trabalho com o desenvolvimento do pensamento geométrico na escola básica.

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Publicado

2020-07-31

Como Citar

FERREIRA SILVEIRA, P.; RODRIGUES NOTARE, M. Dobraduras Dinâmicas e a Argumentação em Geometria. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 18, n. 1, 2020. DOI: 10.22456/1679-1916.106010. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/106010. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Teorias educacionais aplicadas à TIC