Possibilidades da plataforma Google for Education para o aprendizado de ciências: uma experiência com o conteúdo Filo Arthropoda no 7º ano do Ensino Fundamental
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.105910Palavras-chave:
Google for Education. Tecnologias Digitais. Aprendizagem de Ciências. Filo Arthopoda.Resumo
A plataforma Google for Education oferece novas possibilidades metodológicas a professores e estudantes de diferentes níveis de ensino. Com o objetivo de investigar possíveis contribuições dessa plataforma ao aprendizado do conteúdo Filo Arthropoda, desenvolveu-se uma pesquisa de abordagem qualitativa com estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental. Tratou-se de um estudo de caso em uma escola da rede privada de ensino da cidade de Curitiba. A pesquisa envolveu 139 estudantes e fez uso das ferramentas: Google Sala de Aula, Google Drive, Gmail e Google Apresentações. Os estudantes exploraram essas ferramentas e elaboraram uma apresentação sobre o conteúdo abordado e um relato escrito sobre a percepção acerca das atividades desenvolvidas. A análise mostrou o protagonismo estudantil, o fortalecimento da colaboração e a quebra de paradigma com relação ao Filo estudado, já que os alunos passaram a relatar os dados sobre esses seres vivos com respaldo científico.
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