Formação Continuada: Integração das Tecnologias Digitais na Prática Pedagógica de Professores de Matemática

Autores

  • Denice Aparecida Fontana Nisxota Menegai UNIPAMPA
  • Juliana Alves D’Ávila UNIPAMPA
  • Daiane Da Silva Fagundes UNIPAMPA
  • Vera Lúcia Duarte Ferreira UNIPAMPA

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.89287

Palavras-chave:

Ensino de Matemática, software Geogebra, formação continuada.

Resumo

O presente artigo tem por objetivo realizar uma análise de como os
professores de Matemática da educação básica, em processo de formação, podem aprimorar sua prática docente, levando em consideração o impacto das tecnologias digitais na sociedade e educação, especialmente em relação à mudança do papel do professor no ensino e aprendizagem. Durante o curso foram exploradas atividades, com a utilização do software Geogebra, envolvendo conteúdos de funções, geometria plana e geometria espacial, entre outros, bem como planejamento de atividades pelos participantes. A metodologia adotada foi a de pesquisa qualitativa com características de estudo de caso. Os instrumentos de coleta de dados foram questionários (um inicial e outro no final) e planos de aulas elaborados pelos docentes nos encontros, os quais geraram os dados discutidos neste artigo. Em decorrência da análise dos dados, percebeu-se que houve um aprimoramento dos conhecimentos dos sujeitos participantes desta pesquisa em relação à inserção do Geogebra na prática pedagógica. Assim, é possível observar que o curso de formação promoveu indícios de mudança de paradigmas na prática docente, mudanças essas que estão diretamente ligadas ao fomento da utilização das tecnologias digitais no cotidiano da sala de aula.

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Publicado

2018-12-28

Como Citar

APARECIDA FONTANA NISXOTA MENEGAI, D.; ALVES D’ÁVILA, J.; DA SILVA FAGUNDES, D.; LÚCIA DUARTE FERREIRA, V. Formação Continuada: Integração das Tecnologias Digitais na Prática Pedagógica de Professores de Matemática. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 16, n. 2, p. 454–463, 2018. DOI: 10.22456/1679-1916.89287. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/89287. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Software livre na educação