Websites de Redes Sociais e Implicações para Interações e Aprendizagem Informais

Autores

  • Simone Conceição University of Wisconsin-Milwaukee
  • Nicole Weber University of Wisconsin-Milwaukee
  • M. Julia Baldor University of Wisconsin-Milwaukee

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.21892

Palavras-chave:

Redes sociais, laços sociais e culturais, identidade, aprendizado informal, interações.

Resumo

Este estudo emprega análise de conteúdo para obter uma compreensão aprofundada de interações em grupos de redes sociais on-line. Resultados indicam que o espaço social online pode criar e manter laços sociais e culturais entre os membros de uma comunidade informal. Identidade social é reconhecida através de mensagens de apresentações, compartilhamento de recursos e anúncio de eventos sociais. Identidade cultural é evidenciada através de mensagens envolvendo tópicos relacionados a relatos sociais, poemas, política, espiritualidade e notícias. Participação neste ambiente social em rede vai além das fronteiras sociais e culturais de interações. Esse espaço social também serve como um condutor para interações informais de seus membros, formação de identidade, apoio mútuo e aprendizagem informal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2011-07-28

Como Citar

CONCEIÇÃO, S.; WEBER, N.; BALDOR, M. J. Websites de Redes Sociais e Implicações para Interações e Aprendizagem Informais. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 9, n. 1, 2011. DOI: 10.22456/1679-1916.21892. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/21892. Acesso em: 28 mar. 2024.