Construção da relação entre confiança e as cinco disciplinas de Senge na gestão de equipes virtuais e semi- virtuais

Autores

  • Marina Keiko Nakayama
  • Andressa Sasaki Vasques Pacheco
  • Kelly Cristina Benetti
  • Alexandre Marino Costa
  • Eleonora Vieira Falcão
  • Bianca Smith Pila

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.14233

Palavras-chave:

equipes, confiança, educação a distância, disciplinas de Senge The

Resumo

Este artigo relata uma pesquisa realizada com uma equipe semivirtual de tutores no curso de Administração a distância da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC cujo objetivo foi o de analisar a relação entre a presença da confiança e das cinco disciplinas propostas por Senge nas equipes virtuais ou equipes semi-virtuais considerando o caso da equipe da tutoriado referido curso. O referencial teórico utilizado fundamenta-se no conceito de confiança organizacional e nas cinco disciplinas de Senge. O método utilizado foi o estudo de caso descritivo empregando análise documental, questionário e observação participante. Verificou-se nos resultados que a
confiança predomina nas relações da equipe pesquisada. O resultado pode-se ser explicado pela percepção por parte dos participantes sobre o bom nível de competência da equipe, sobre a existência do compartilhamento e sobre a combinação positiva de sentimentos, interesses, opiniões, propósitos e valores entre os membros. Pode-se perceber a aderência das disciplinas de Senge com a equipe pesquisada. Ressalta-se que a equipe pesquisada foi gerenciada, anteriormente, ao longo de sete meses de forma a promover melhorias na comunicação o que pode fazer a diferença nos resultados
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Publicado

2007-12-28

Como Citar

NAKAYAMA, M. K.; PACHECO, A. S. V.; BENETTI, K. C.; COSTA, A. M.; FALCÃO, E. V.; PILA, B. S. Construção da relação entre confiança e as cinco disciplinas de Senge na gestão de equipes virtuais e semi- virtuais. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 5, n. 2, 2007. DOI: 10.22456/1679-1916.14233. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/14233. Acesso em: 28 mar. 2024.