Percepção de plágio acadêmico entre estudantes e professores de cursos de graduação e pós-graduação na modalidade a distância
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.95712Palavras-chave:
Direitos autorais, Ensino a distância, Plágio.Resumo
presente artigo apresenta um estudo quali-quantitativo dirigido com o objetivo de identificar os motivos que podem levar os alunos de cursos ofertados na modalidade a distância a plagiarem e como os professores têm atuado a respeito deste problema nas atividades acadêmicas. Os resultados obtidos mostram que os professores consideram importante relatar os casos de plágio aos alunos para entendimento e correção, não se atendo apenas na punição. Já os estudantes demonstram a falta de conhecimento acerca das normas de citação, o que pode causar o plágio não intencional. Diante disso, julga-se necessário aplicar ações junto a comunidade acadêmica para conscientização da importância da utilização de fontes confiáveis e da atribuição correta aos autores originais, evitando assim a violação de direitos autorais.
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