Uma análise do uso de avaliações por pares e rubricas na promoção de interação entre alunos em uma disciplina de graduação em engenharia de computação
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.95702Palavras-chave:
avaliação por pares, rubrica, aprendizado baseado em problemas.Resumo
Este artigo apresenta uma análise sobre o uso da combinação das técnicas de
avaliação por pares e de rubricas na promoção de interação entre alunos em práticas de ensino baseadas em problemas numa disciplina de graduação em Engenharia de Computação. A metodologia de ensino adotada na disciplina se estrutura no preenchimento de fichas de avaliação pelos alunos de acordo com rubricas previamente disponibilizadas pelo instrutor. Essa metodologia foi aplicada para uma turma de 25 alunos, tendo sido analisados os comentários produzidos nas fichas de avaliação e os trabalhos desenvolvidos ao longo do semestre. Como resultado, conclui-se que o emprego dessas técnicas tem mostrado a efetivação de um ambiente educacional favorável à interação, verificando-se, inclusive, a implementação de itens não obrigatórios nos trabalhos desenvolvidos pelos alunos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores dos artigos publicados na RENOTE retém os direitos autorais de suas obras e autorizam o CINTED/UFRGS a publicá-las de acordo com os termos da licença Creative Commons Attribution-NonComercial 4.0 International Public License (CC BY-NC-SA 4.0). Dessa forma, fica permitido aos autores ou a terceiros a reprodução ou distribuição, em parte ou no todo, de material extraído dessas obras, de forma verbatim, adaptada ou remixada, bem como a criação ou produção a partir do conteúdo dessas obras, para fins não comerciais, desde que sejam atribuídos os devidos créditos às criações originais. Cópias das obras não devem ser utilizadas de nenhum modo que implique o endosso da UFRGS. Sendo assim, os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).