Computação Desplugada: Um Mapeamento Sistemático da Literatura Nacional

Autores

  • Wilk Oliveira dos Santos Laboratório de Computação Aplicada à Educação e Tecnologia Social Avançada (CAEd) Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) Universidade de São Paulo (USP) - São Carlos, SP - Brasil.
  • Fernando Carvalho Silva Laboratório de Computação Aplicada à Educação e Tecnologia Social Avançada (CAEd) Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) Universidade de São Paulo (USP) - São Carlos, SP - Brasil.
  • Lucas Tadeu Hinterholz Curso de Licenciatura em Computação (LC) Departamento de Computação (DC) Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) - Santa Cruz do Sul - RS - Brasil.
  • Seiji Isotani Laboratório de Computação Aplicada à Educação e Tecnologia Social Avançada (CAEd) Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) Universidade de São Paulo (USP) - São Carlos, SP - Brasil.
  • Ig Ibert Bittencourt Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (NEES) Instituto de Computação (IC) Universidade Federal de Alagoas (UFAL) - Maceió, AL - Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.89241

Palavras-chave:

Computação Desplugada

Resumo

Diante da eminente necessidade de ensinar Ciência da Computação no ensino básico e das dificuldades enfrentadas no seu processo de ensino e aprendizagem, nos últimos anos uma série de estudos têm usado uma estratégia conhecida por Computação Desplugada. No entanto, diversos questionamentos têm sido feitos, por exemplo: i) em quais níveis de ensino a Computação Desplugada tem sido trabalhada?; ii) quais atividades de Computação Desplugada têm sido implementadas?; e iii) como as pesquisas em Computação Desplugada têm sido avaliadas? No intuito de responder essas questões, esse artigo apresenta os resultados de um Mapeamento Sistemático da Literatura sobre Computação Desplugada no Brasil. Os principais resultados indicam que a maioria das abordagens baseiam-se nas atividades do livro “Computer Science Unplugged” e se concentram entre os níveis de ensino fundamental e médio, bem como, ´e notável a falta de estudos estatísticos sobre a Computação Desplugada no âmbito nacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-12-28

Como Citar

OLIVEIRA DOS SANTOS, W.; CARVALHO SILVA, F.; TADEU HINTERHOLZ, L.; ISOTANI, S.; IBERT BITTENCOURT, I. Computação Desplugada: Um Mapeamento Sistemático da Literatura Nacional. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 16, n. 2, p. 626–635, 2018. DOI: 10.22456/1679-1916.89241. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/89241. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

TIC e seus efeitos na configuração das ecologias cognitivas