Validação de uma escala de mensuração de atitude em STEM em um contexto brasileiro na Universidade de Pernambuco utilizando análise fatorial confirmatória

Autores

  • Weverton F. de M. Melo Escola Politécnica (POLI) – Universidade de Pernambuco (UPE) – Pernambuco – PE
  • Alexandre M. A. Maciel Escola Politécnica (POLI) – Universidade de Pernambuco (UPE) – Pernambuco – PE
  • Rodrigo L. Rodrigues Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância (PPGTEG) – Universidade Federal Rural de Pernambuco – Pernambuco – PE
  • Anu A. Gokhale Computer Systems Technology Program – Illinois State University

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.86058

Palavras-chave:

Atitude sobre STEM, GMB-A-ST, Análise Fatorial Confirmatória, Validação de Escala, Ciência e Tecnologia.

Resumo

O ensino de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM) dentro de todos os níveis educacionais está se tornando de grande importância em escala mundial, mas no Brasil os números indicam um déficit. Neste contexto, o objetivo deste artigo consiste em validar a aplicação de uma escala de atitude em relação a STEM dentro do contexto brasileiro. A amostra é composta por um grupo alunos ingressantes nos cursos de engenharia. A validação da escala foi feita com a utilização de análise fatorial confirmatória, na qual os resultados apontaram que 67% dos itens da escala eram compatíveis a realidade brasileira. Os outros itens foram alterados, gerando uma nova escala, adaptada ao cenário educacional STEM no Brasil.

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Publicado

2018-07-21

Como Citar

F. DE M. MELO, W.; M. A. MACIEL, A.; L. RODRIGUES, R.; A. GOKHALE, A. Validação de uma escala de mensuração de atitude em STEM em um contexto brasileiro na Universidade de Pernambuco utilizando análise fatorial confirmatória. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 16, n. 1, 2018. DOI: 10.22456/1679-1916.86058. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/86058. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Tecnologia na educação