Avaliando o Uso do Aplicativo "Embaralhado" no Processo de Alfabetização

Autores

  • Jeferson José da Silva UFPB
  • Ayla Débora Dantas de Souza Rebouças UFPB

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.86001

Palavras-chave:

Alfabetização, objetos de aprendizagem, avaliação de softwares educacionais.

Resumo

A avaliação de objetos de aprendizagem (OA) que buscam apoiar o processo de alfabetização se faz mais que necessária no contexto tecnológico atual, pois atividades mais tradicionais como exercícios de repetição nem sempre conseguem manter a atenção dos alunos, o que gera desmotivação durante esse processo. Neste artigo é apresentado o “Embaralhado”, um OA personalizável para a plataforma Android desenvolvido com o objetivo de auxiliar o processo de alfabetização de maneira lúdica. São apresentados dados relativos a uma avaliação por meio de observação direta de alunos inseridos no processo de alfabetização. Além disso, são apresentados resultados de uma avaliação que considerou o nível de satisfação e aceitabilidade do "Embaralhado" por parte de professores e pais/responsáveis. De maneira geral, pelas avaliações realizadas foi possível identificar no aplicativo aspectos técnicos positivos como: robustez, estabilidade, adaptabilidade de acordo com as necessidades de cada usuário e um uso adequado do emprego de imagens. Percebeu-se também que o “Embaralhado” foi bem aceito por pais/responsáveis e professores e que pode apoiar o processo de alfabetização favorecendo a motivação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-07-21

Como Citar

JOSÉ DA SILVA, J.; DÉBORA DANTAS DE SOUZA REBOUÇAS, A. Avaliando o Uso do Aplicativo "Embaralhado" no Processo de Alfabetização. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 16, n. 1, 2018. DOI: 10.22456/1679-1916.86001. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/86001. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Objetos de aprendizagem