Registros de Representações Semióticas e a utilização de ambiente de geometria dinâmica na aprendizagem de conceitos de Geometria Analítica

Autores

  • Arthur Barcellos Bernd Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.70663

Palavras-chave:

Registros de Representação Semiótica, geometria dinâmica, GeoGebra, geometria analítica.

Resumo

Este trabalho fundamenta-se na Teoria dos Registros de Representações
Semióticas de Raymond Duval e propõe conexões desta teoria com ambientes de geometria dinâmica, através da utilização do software GeoGebra. A partir desta fundamentação teórica, apresenta-se o relato de experiência desenvolvido com uma turma de alunos do terceiro ano do Ensino Médio de uma escola da rede privada de Porto Alegre/RS, atividade na qual os alunos foram convidados à resolução de problemas de Geometria Analítica que contemplavam a conversão dos registros de representação algébrica para a gráfica. Apresenta-se os resultados obtidos, que apontam para a compreensão dos objetos estudados a partir dos registros de representações semióticas envolvidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-12-29

Como Citar

BARCELLOS BERND, A. Registros de Representações Semióticas e a utilização de ambiente de geometria dinâmica na aprendizagem de conceitos de Geometria Analítica. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 14, n. 2, 2016. DOI: 10.22456/1679-1916.70663. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/70663. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

TIC e seus efeitos na configuração das ecologias cognitivas